Inquirições na comissão de inquérito dos submarinos poderão começar em Julho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jun (Lusa) - O presidente da comissão parlamentar de inquérito aos Programas Relativos à Aquisição de Submarinos e de Viaturas Blindadas PANDUR defendeu hoje que se aproveite "o máximo possível" o mês de julho para fazer as inquirições necessárias.

"Vamos entrar no mês de julho, penso que deveríamos aproveitar o máximo possível para fazer inquirições", afirmou o presidente da comissão de inquérito, o deputado do CDS-PP Telmo Correia, apelando aos partidos para que, assim que possível, entreguem os seus pedidos relativos às pessoas que querem ouvir.

Na reunião desta manhã, a quinta da comissão parlamentar de inquérito aprovada a 21 de março, Telmo Correia deu ainda conta da chegada da maior parte da documentação solicitada pelos deputados, nomeadamente as informações que tinham sido requeridas ao ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, à Procuradoria-Geral da República, ao Supremo Tribunal Administrativo e ao Tribunal de Contas.

"Temos já vasta documentação disponível", disse.

Em falta, acrescentou, está apenas a documentação solicitada à 6ª vara criminal e ao ministério da Economia.

Na agenda da reunião de hoje da comissão parlamentar estavam também a nomeação do relator e a análise das propostas de quesitos para o questionário, mas uma decisão sobre os dois pontos foi adiada para a próxima semana.

Na última reunião da comissão, os deputados tinham acordado que o relator deveria ser encontrado através do consenso. Contudo, visto não se ter realizado entretanto qualquer "conversa informal" entre os coordenadores dos partidos na comissão, esta manhã foi decidido adiar até à próxima semana uma decisão formal.

A criação da comissão parlamentar de inquérito aos Programas Relativos à Aquisição de Submarinos e de Viaturas Blindadas PANDUR foi aprovada em 21 de março, com o voto favorável de todas as bancadas e a abstenção da deputada do PS Isabel Moreira.

O âmbito do inquérito, inicialmente apresentado pelo PS, era a compra de submarinos e PANDUR, durante o Governo de coligação liderado por Durão Barroso e no qual Paulo Portas era ministro da Defesa.

O texto sofreu depois modificações por proposta da maioria PSD/CDS-PP para abranger todos os contratos desde há cerca de 15 anos: P3 Orion, helicópteros EH101, Torpedos, C295, aviões F-16, submarinos e viaturas blindadas PANDUR.

VAM (HPG) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".