PCP quer "emprego com direitos" para "todos os trabalhadores" nos ENVC

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 18 fev (Lusa) - A direção regional de Viana do Castelo do PCP exigiu hoje "emprego com direitos" para "todos os trabalhadores" dos estaleiros navais do concelho, face ao encerramento e subconcessão ao grupo Martifer daquela empresa pública.

Em comunicado, a estrutura comunista diz ser "indispensável" que, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito proposta do PCP e já em funcionamento, "se apurem as responsabilidades e os responsáveis" sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que em dezembro empregavam 609 trabalhadores.

"Independentemente do apuramento que venha a ser feito, o Estado, proprietário dos ENVC, deve garantir emprego com direitos a todos os trabalhadores", lê-se no comunicado.

A direção regional do PCP reclama ainda que os estaleiros continuem a ser uma "empresa de base de construção naval", "prosseguindo" o historial de 70 anos de "reconhecida competência", com mais de duas centenas de navios construídos.

Além disso, o partido diz que "devem ser criadas as condições" para que a construção de dois navios asfalteiros - encomendados aos ENVC, em 2010, pela Venezuela - comece de "imediato".

"Apenas isso garantiria trabalho para todos os atuais trabalhadores e para outros tantos durante os próximos três anos", defende o PCP, referindo-se ao contrato de 128 milhões de euros que, no âmbito do fecho dos estaleiros e da subconcessão dos terrenos e infraestruturas daquela empresa pública, deverá ser assumido pela West Sea, empresa do grupo Martifer.

Entretanto, o plano social lançado pela administração dos estaleiros, no âmbito do encerramento da empresa e do despedimento dos 609 trabalhadores, foi revisto e prolongado até 21 de fevereiro, incorporando sugestões apresentadas pelos representantes sindicais.

A administração da Martifer, de acordo com os representantes sindicais da empresa pública, também já se comprometeu a recrutar 400 trabalhadores, prioritariamente, entre os funcionários dos ENVC, mantendo o nível salarial.

Cerca de 230 trabalhadores dos estaleiros estão em condições de aceder à pré-reforma.

PYJ // JAP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.