Ministra da Agricultura disponibiliza fundo de 6 ME para apoiar pescadores afectados

| Economia
Porto Canal

A ministra da Agricultura e Pescas, Assunção Cristas, anunciou hoje que vai agilizar o processamento de candidaturas ao fundo de garantia salarial para os pescadores, para fazer face às dificuldades imediatas do setor decorrentes do mau tempo.

Assunção Cristas deu esta garantia durante uma vista ao porto de pesca da Póvoa de Varzim, onde lembrou que existe uma dotação de 6 milhões de euros para este fundo, aconselhando os pescadores a fazerem as candidaturas desde já e a não esperarem pelo fim do mau tempo.

Assunção Cristas foi informada de que, devido ao mau tempo, há embarcações que não saem para o mar há mais de dois meses e mostrou-se consciente "do momento difícil pelo qual passam os pescadores".

"O fundo de compensação salarial tem uma verba elevada, são 6 milhões de euros. Mas, nos últimos anos, desde 2010 nunca foram utilizados mais de 250 mil euros por ano. O dinheiro não é problema, a única limitação são as regras europeias das ajudas de Estado e é com elas que temos de trabalhar", disse a ministra.

Assunção Cristas disse que, da parte do Governo, tudo será feito para que "o dinheiro chegue rapidamente aos pescadores necessitados".

"A burocracia do processo é inimiga da celeridade, mas vamos tentar dispensar os processos mais morosos. Da minha parte, darei todo o dinheiro possível e que esteja ao meu alcance dentro regras europeias", acrescentou.

A governante garantiu, ainda, que "está a ser trabalhada uma linha de crédito para os armadores que também estão a ter dificuldades, até porque têm apoiado as suas tripulações".

No porto da pesca da Póvoa de Varzim existe o problema do assoreamento da barra, que dificulta e coloca em risco a segurança dos barcos na estrada e saída da estrutura.

A ministra da Agricultura e Pescas assegurou que, também a este nível, haverá uma intervenção a breve prazo.

"Para esse problema o Governo tem já um plano de intervenção de urgência, que não pode avançar agora devido ao mau tempo, mas que no segundo semestre deste ano será posto em prática, para desassorear as barras da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Praia de Âncora", garantiu.

Satisfeito com as promessas de apoio deixadas por Assunção Cristas, o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, assegurou que os pescadores vão já nos próximos dias dar seguimento às candidaturas da ajuda estatal.

"Ficamos muito satisfeitos por a senhora ministra ter vindo ao terreno, e por nos ter dito que ia fazer o possível e o impossível para nos ajudar. Vamos avançar com as candidaturas o mais rápido possível e confiamos que nos vão auxiliar a ultrapassar algumas burocracias", disse o representante dos pescadores.

José Festas acrescentou não ser possível contabilizar uma verba exata dos prejuízos no setor, mas garantiu que "abrange todo o universo da pesca".

"É muito dinheiro, e temos a agravante das artes [utensílios de pescas] que não conseguimos recolher por causa do meu tempo e que se perderam. Isto afeta a maior parte dos pescadores país", notou.

Nesta visita, também estiveram presentes representantes de agricultores da região do Douro Litoral, que deram conta a Assunção Cristas dos prejuízos causados pelas intempéries.

"Há um ano estive a falar com os agricultores aqui nesta região e também sei que há dificuldades nesse setor. Mas as situações dos agricultores têm um caminho próprio que, se for preciso agilizar, também o faremos", garantiu a ministra.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.