Protecção Civil alerta para agravamento do estado do tempo na sexta-feira

Protecção Civil alerta para agravamento do estado do tempo na sexta-feira
| País
Porto Canal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou hoje para um agravamento do estado do tempo na sexta-feira, com a previsão de rajadas de vento que podem atingir os cem quilómetros por hora.

A informação foi avançada num "aviso à população" publicado no 'site' da ANPC.

Para sexta-feira, prevê-se a ocorrência de "precipitação persistente, pontualmente intensa, nas regiões do Minho e Douro Litoral", bem como vento forte, acompanhado de rajadas que poderão atingir os cem quilómetros por hora nas regiões do litoral Norte e Centro e terras altas, e também agitação marítima forte, com as ondas a atingirem entre os cinco e os sete metros de altura.

A partir das 21:00 de sexta-feira, prevê-se um "desagravamento" das condições meteorológicas, devendo a chuva forte passar a "regime de aguaceiros disperso, que poderão ser de neve nas regiões do Gerês e Estrela".

De acordo com a ANPC, "mantêm-se elevados os níveis hidrométricos nas principais bacias, com destaque para o Tejo, não se prevendo, com os dados disponíveis de momento, que haja alterações significativas nos próximos dias".

Entretanto, Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa Norte e Centro de Portugal continental sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) a partir das 00:00 de sexta-feira, devido à agitação marítima.

De acordo com informação disponibilizada no 'site' do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria estão sob aviso a partir das 00:00 de sexta-feira, devido à previsão de ondas com uma altura de cinco a seis metros.

Ainda devido à previsão de agitação marítima, o IPMA colocou a costa do distrito de Lisboa sob aviso laranja a partir das 18:00 de sexta-feira e as costas dos distritos de Setúbal, de Beja e de Faro a partir das 00:00 de sábado.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.