Sete barras fechadas no continente devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 fev (Lusa) - Sete barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com a informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

Segundo a Marinha portuguesas, estão fechadas à navegação devido ao estado do mar as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Douro, Vila do Conde, Douro e São Matinho do Porto.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 15 e 11 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja, que implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, está em vigor desde as 03:00 de hoje até às 12:00 de domingo por causa da previsão de ondas de sudoeste, com 5 a 7 metros, passando gradualmente a ondas de noroeste.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa do vento forte com rajadas que podem chegar aos 110 quilómetros/hora (entre as 03:00 e as 21:00 de hoje) e da neve (entre as 21:00 de hoje e as 18:00 de sábado).

Há também aviso amarelo para a previsão de chuva entre as 12:00 e as 21:00 de hoje para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Aveiro.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso amarelo devido ao vento forte, com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora, entre as 06:00 e as 21:00 de sábado.

Os grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial e Pico) e ocidental (Flores e Corvo) estivera, sob aviso vermelho por causa da agitação marítima e do vento forte até às 06:00 de hoje, mas a situação já foi ultrapassada, encontrando-se todo o arquipélago a verde (não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco).

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Festa do Cinema está de regresso. Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?