Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias, lençóis de água e quedas de árvore

Proteção Civil alerta para possibilidade de cheias, lençóis de água e quedas de árvore
| País
Porto Canal com Lusa

A Proteção Civil alertou hoje para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Num aviso à população, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) destaca as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, com risco associado devido à chuva persistente, queda de neve e intensificação do vento.

ANPC dá também conta para existência da possibilidade de formação de fenómenos extremos de vento e agravamento da agitação marítima em toda a costa.

Face a estas previsões meteorológicas, a Proteção Civil sublinha que podem ocorrer cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem e possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, bem como inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

A ANPC alerta também para possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, e possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

A Proteção Civil indica também que podem ocorre possíveis acidentes na orla costeira e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Citando as previsões do IPMA, a ANPC refere que a precipitação pontualmente forte vai afetar as regiões Norte e Centro com mais intensidade a partir da tarde de hoje, estendendo-se progressivamente às restantes regiões do país, estando ainda previsto trovoada e granizo.

De acordo com a Proteção Civil, o vento vai soprar com rajadas que podem atingir os 65 e 85 quilómetros por hora respetivamente e a intensidade vai agravar-se mais significativamente no litoral e terras altas a norte do cabo Mondego, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora

Há também previsões de queda de neve acima dos 1000 metros a partir do final do dia de hoje, descendo a cota para os 600 a 800 metros (nordeste trasmontano) e até 800 metros nas restantes formações montanhosas no Norte e Centro (podendo ainda atingir a serra de S. Mamede), até final da manhã de sexta-feira.

Em relação à agitação marítima, estão previstas ondas de noroeste de quatro a cinco metros a norte do Cabo Raso, com previsão de agravamento a partir da próxima madrugada, com ondulação que pode exceder sete metros e picos máximos até 15 metros (com forte rebentação na costa), prevendo-se que o período mais crítico ocorra entre 12:00 e as 21:00 de sexta-feira.

No aviso, a ANPC aconselha ainda a população a adotar uma série de medidas preventivas e de autoproteção, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adoção de uma condução defensiva, redução da velocidade e ter especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas estradas,

A Proteção Civil aconselha também ao transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve, não atravessamento de zonas inundadas, adequada fixação de estruturas soltas e especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis e não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, são outros medidas propostas pela ANPC.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.