Mau tempo provoca mais de 700 ocorrências em Portugal continental

| País
Porto Canal com Lusa

A Proteção Civil registou até às 18h30 desta sexta-feira 702 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental, das quais se destacam a queda de árvores, segundo informação divulgada na página da Internet daquela autoridade.

Atualizado 02-02-2019 12:09

Entre as 00:00 e as 18:30 de hoje foram registadas 702 ocorrências relacionadas com "meteorologia adversa", mobilizando 2.435 operacionais e 919 veículos, indica a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) na sua página de Internet.

A maior parte das ocorrências deve-se à queda de árvores, bem como à queda de elementos de construção em estruturas edificadas e a inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.

O comandante Miguel Oliveira, da ANPC, que se escusou a fazer um balanço dos efeitos da depressão "Helena", disse que a autoridade não consegue revelar o número de ocorrência durante o dia de hoje.

"Não conseguimos determinar. Têm vindo a acontecer ocorrências durante os últimos dois dias", disse Miguel Oliveira, em declarações à agência Lusa, cerca das 18:30.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão "Helena", centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão vai afetar Portugal continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental. A previsão meteorológica aponta para a costa ocidental ondas de cinco a sete metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, passando a sete a oito metros durante a tarde e início da noite, e com uma altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Junto à orla marítima, o mar avançou, ao início da manhã, sobre o Bairro Norte da Praia de Mira, destruindo defesas das dunas e passadiços de recreio, a cerca de 40 metros das casas.

A estrada Marginal Norte, que liga o centro da cidade de Peniche ao Cabo Carvoeiro, no distrito de Leiria, foi cortada ao trânsito, devido à agitação marítima.

No concelho de Alcobaça, também no distrito de Leiria, o mau tempo provocou a queda de um algeroz e o levantamento parcial da cobertura de um prédio de três pisos, "sem causar feridos nem desalojados", informou o comandante dos bombeiros, Leandro Domingos.

No mesmo concelho, a chuva e vento forte, que se fizeram sentir com maior intensidade entre as 16:00 e as 16:30, provocaram a queda de uma árvore de médio porte, na localidade de Venda Nova, na freguesia de S. Martinho do Porto, onde a estrada "esteve temporariamente cortada enquanto se procedeu à retirada do pinheiro", disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais, João Bonifácio.

No Porto, a circulação na avenida Dom Carlos I, na zona da Foz do rio Douro foi cortada, desde as 18:00 de quinta-feira, devido ao aviso de mau tempo.

Em Espinho, a Escola Secundária Manuel Gomes de Almeida foi hoje evacuada após perder parte do telhado do edifício administrativo devido a "uma rajada muito forte", que fez o "edifício estremecer" e levou a que tombasse parte do telhado, de acordo com o diretor da escola.

O vento fez também voar o 'teto falso' da cobertura exterior de um posto de abastecimento de combustíveis em Esposende, danificando duas viaturas que estavam a abastecer.

Os ventos fortes obrigaram ainda a TAP a fazer divergir um voo de Lisboa para Faro, com a empresa a admitir fazer mais alterações durante o dia.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar entre as 12:00 e as 21:00 de hoje sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado, devido ao vento, para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e devido a neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 quilómetros/hora (km/h) no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore, devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Também a Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas na zona norte de Portugal continental, entre a madrugada de hoje e a de sábado.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.