Fecho de tribunais é "asneira grossa" - Advogados da Guarda

Fecho de tribunais é "asneira grossa" - Advogados da Guarda
| País
Porto Canal

O presidente do conselho distrital da Ordem dos Advogados (OA) da Guarda considerou hoje que o fecho de tribunais "é uma asneira grossa" do Governo, por tornar a justiça mais cara e por afastar os cidadãos dos tribunais.

No distrito da Guarda, as alterações do mapa judiciário contemplam o fecho dos tribunais de Mêda e de Fornos de Algodres e a passagem do tribunal do Sabugal a secção de proximidade.

José Igreja, presidente do conselho distrital da Guarda da OA, disse hoje à agência Lusa que a justiça "vai ser mais cara para o povo da Mêda e para o povo de Fornos de Algodres", porque implica deslocações aos municípios vizinhos.

O advogado aponta que "as testemunhas, as pessoas, têm que vir de Mêda para [Vila Nova de] Foz Côa, têm que vir de Fornos [de Algodres] para Celorico da Beira, o que leva a muito mais custos. Daí que vá ser mais difícil".

"Naturalmente que o Estado até pode pensar que assim não se socorrem tanto da Justiça. Mas isso é mau. Um Estado sem justiça não funciona, não é um Estado livre e democrático. Mas pode ser um truque", adverte.

"Como o tribunal está muito longe e como os advogados estão muito longe, pode o povo prescindir de exigir que se faça justiça em alguns momentos, mas isso não é bom para o Estado nem para o povo. Acho que é uma asneira grossa por parte deste Governo", refere.

José Igreja admite que a medida, para além de prejudicar os habitantes, lesa os advogados e os funcionários dos concelhos que deixam de ter tribunais, referindo que em Mêda e Fornos de Algodres estão instalados cerca de vinte advogados.

Por outro lado, o presidente do conselho distrital da Guarda da OA teme que o fecho dos tribunais possa significar o fim dos municípios.

"Os concelhos que não tenham Tribunal, nem tenham Finanças, nem tenham [Registo] Predial, nem tenham [Registo] Civil, serão os primeiros a acabar. Não tenho disso nenhuma dúvida", avisa.

O diploma regulamentar da Reorganização Judiciária prevê o encerramento de 20 tribunais e a conversão de 27 tribunais em secções de proximidade, nove das quais com um regime especial que permite realizar julgamento.

Segundo a Lei de Organização do Sistema Judiciário, aprovada na quinta-feira, o país, que tem atualmente 331 tribunais, fica dividido em 23 comarcas, a que correspondem 23 grandes tribunais judiciais, com sede em cada uma das capitais de distrito.

Dos 311 tribunais atuais, 264 são convertidos em 218 secções de instância central e em 290 secções de instância local.

Nas secções de instância central são julgados os processos mais complexos e graves, mais de 50 mil euros no cível e crimes com penas superiores a cinco anos no criminal.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.