Governantes deviam ser punidos pelo que estão a fazer ao Interior

| Norte
Porto Canal / Agências

Vinhais, 07 fev (Lusa) -- O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, comparou hoje o encerramento de serviços públicos no interior do país a gestão danosa e defendeu que "os governantes deviam ser punidos pelo que estão a fazer".

"O Governo está a fazer um péssimo negócio, se isto fosse no âmbito de uma empresa privada chamar-se-ia a isto administração danosa e os administradores que gerem as empresas provocando-lhes dano, isto é, com intenção, são punidos e estes governantes também deviam ser punidos", declarou.

O autarca socialista, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Trás-os-Montes falava no final de uma reunião deste organismo e no dia em que receberá ao final da tarde, em Vinhais, o primeiro-ministro Pedro Passo Coelho e em que promete dizer-lhe "aquilo que o país todo dos territórios de baixa densidade populacional gostaria de lhe dizer".

O autarca concretizou que "os municípios têm feito um grande esforço ao longo dos anos no sentido de se capacitarem, construindo equipamentos, dando qualidade de vida às pessoas, estradas, piscinas, saneamentos" e o Governo "não pode estar a dar dinheiro aos municípios para os capacitarem para que construam equipamentos e, por outro lado, retirar serviços absolutamente fundamentais desses mesmos municípios para as pessoas viverem como a saúde, tribunais, finanças, correios".

Os municípios, continuou, "estão disponíveis para negociar com o Governo todas as reformas que sejam necessárias, inclusive a suportar alguns custos se for necessário, no entanto tudo com o objetivo de que estes serviços se mantenham nestas regiões porque são absolutamente fundamentais para as pessoas e são absolutamente fundamentais para a coesão social e territorial, para o país no seu conjunto".

"Isto o senhor primeiro-ministro vai ter que ouvir, vai ter que perceber e deveria seguir isto sob pena de estar a fazer uma má gestão da política e das medidas políticas que são tomadas", frisou.

Américo Pereira falava no final de uma reunião da CIM Trás-os-Montes, em Vinhais, que serviu para as nove autarquias desta comunidade discutirem a retirada de serviços e equipamentos públicos da região, nomeadamente a ligação aérea Bragança, Vila Real, Lisboa, a ameaça da perda do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), depois da recusa de mais uma providência cautelar, outros problemas na saúde e o encerramento de tribunais.

O presidente da CIM- Trás-os-Montes afirmou que estão à espera de reunir até ao final do final com o ministro da Saúde, Paulo Macedo, que convidaram para a reunião de hoje em Vinhais, mas não esteve presente.

Os autarcas reiteraram que vão recorrer "até às últimas instâncias" judiciais para impedir a retirada do meio de socorro aéreo do Nordeste Transmontano.

HFI // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.