Taça Intercontinental de hóquei em patins: o peso de uma viagem histórica

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A secção de hóquei em patins do FC Porto está a mobilizar uma megaoperação de logística tendo em vista a participação do clube na Taça Intercontinental. A equipa fez hoje o último treino no Dragão Caixa e parte esta terça-feira para San Juan, na Argentina, onde decorrerá a prova entre os próximos dias 14 e 16. O FC Porto Fidelidade defronta o CL Murialdo na sexta-feira, às 22 horas (hora de Portugal Continental), em jogo com transmissão em direto no Porto Canal.

Atualizado 12-12-2018 15:49

Carlos Monteiro, mecânico e técnico de equipamentos, tem-se desdobrado em trabalho nos últimos dias para garantir que nada faltará à equipa de Guillem Cabestany. Nunca antes houve uma empreitada com esta dimensão: “É três vezes mais. São 40 camisolas de jogo, 30 camisolas de aquecimento, mais 30 calções, 60 meias, e ainda as coquilhas”, explica o homem que há 22 anos se ocupa dos equipamentos e todo o material de jogo dos hoquistas do Dragão. “O Cabestany é muito exigente e disse-me que tenho de levar 30 bolas. Vamos ver se arranjo um saco para isso”.

Aos jogadores serão entregues sacos que pesarão, no total, 210 quilos, incluindo equipamento principal e alternativo. Na bagagem seguirá também um conjunto adicional de 64 rodas e 128 rolamentos. “Vou pôr tudo a funcionar à velocidade da Fórmula 1”, refere, com convicção, Carlos Monteiro.

Também a equipa médica dará o seu contributo para encher o porão do avião que levará o FC Porto ao país das Pampas: 50 barras de proteínas, 40 saquetas de gel para repor energia durante o jogo, dois bidões de bebida isotónica, um bidão de proteína líquida, uma garrafa diária de litro e meio por atleta durante os cinco dias. As temperaturas elevadas que se fazem sentir nesta altura do ano na Argentina são uma preocupação especial para Daniel Cunha, enfermeiro da divisão de hóquei do FC Porto: “Vamos chegar à Argentina com 35 graus provavelmente. É uma mudança radical e os organismos dos jogadores vão ter de se habituar. A reposição hídrica e isotónica vai ser muito importante. Já estive num Mundial em San Juan com a seleção e há um ‘quentinho’ sempre presente. No final dos treinos, os jogadores vão ter de tomar a proteína que tomam cá.”.

A comitiva azul e branca, composta por 21 elementos, vai levar consigo cerca de 500 quilos de bagagem. O trajeto com destino a San Juan durará cerca de 30 horas com escalas previstas em Buenos Aires e Mendoza.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.