Passos reitera venda das obras de Miró e responsabiliza leiloeira pelo processo

Passos reitera venda das obras de Miró e responsabiliza leiloeira pelo processo
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo pretende vender "a curto prazo" as obras de Miró herdadas do BPN e responsabilizou a leiloeira Christie's pela gestão deste processo, incluindo a saída dos quadros de Portugal.

"Tenho muita pena que este processo não tivesse seguido, do ponto de vista legal, todas as obrigações que deveriam ter sido respeitadas. A leiloeira - dado que se tratava de um projeto 'chave na mão', em que, portanto, a leiloeira se responsabilizou por todo o processo, com a experiência que tem - deveria ter acautelado devidamente estas situações. Tenho muita pena que isso não tivesse acontecido e que, por essa razão, se tivesse criado aqui, do ponto de vista jurídico, uma situação menos clara que ninguém no Governo teria desejado que acontecesse", declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, à margem de uma iniciativa no Ministério da Segurança Social, em Lisboa.

Segundo o primeiro-ministro, os 85 quadros do pintor catalão Joan Miró em causa "terão de regressar a Portugal para que a sua futura exportação possa decorrer nos termos legais, nos termos da lei". Passos Coelho disse esperar que a sua venda se concretize "a curto prazo", referindo que "não há ainda uma data definida para isso".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.