CDS apoia venda de Miró para aliviar o "fardo" do BPN sobre contribuintes

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 fev (Lusa) - O CDS-PP defendeu hoje à Lusa, a propósito da coleção Miró, que tudo o que sirva para "aliviar" o "fardo" para os contribuintes que significou "os desvarios e os crimes" do BPN "não merece ser obstruído".

"Os desvarios e os crimes que aconteceram ao BPN, além das consequências de uma nacionalização duvidosa, foram pagos por quem não tinha culpa alguma, o contribuinte, e o que seja aliviar esse fardo não merece ser obstruído", afirmou o deputado do CDS-PP Michael Seufert.

O deputado centrista ressalvou que "o CDS não tem por hábito pronunciar-se sobre decisões judiciais", desde logo, porque é "contra qualquer tentativa de judicialização da política ou politização da justiça".

A leiloeira Christie's cancelou hoje a venda dos 85 quadros de Joan Miró provenientes da coleção do ex-BPN, tendo afirmado em comunicado, que a decisão resulta "da disputa nos tribunais portugueses", na qual "não é parte interessada".

"Apesar de a providência cautelar não ter sido aprovada, as incertezas jurídicas criadas por esta disputa em curso significam que não podemos oferecer as obras para venda de forma segura", lê-se no comunicado.

A providência cautelar que o Tribunal Administrativo de Lisboa foi interposta pelo PS para impedir o leilão da coleção de arte de Miró se realizasse.

Segundo o despacho, "aquilo que se apurou foi que quem adquiriu as 85 obras foram duas sociedades anónimas de capitais exclusivamente públicos, concretamente, a Parvalorem, S.A. e a Parups e não o Estado".

ACL // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.