Autorização para saída dos quadros Miró não cumpriu prazos legais - Direção-Geral Património

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 fev (Lusa) - A Parvalorem pediu autorização para saída dos quadros de Miró de Portugal 20 dias antes da data agendada para o leilão da Christie´s, desrespeitando a Lei de Bases do Património Cultural, que exige um pedido com 30 dias de antecedência, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

No documento da Direção-Geral do Património Cultural enviado ao Parlamento são explicadas todas as ações tomadas por esta entidade para mostrar a intenção de salvaguardar este património, sublinhando a sua importância quer do ponto de vista cultural quer patrimonial, acrescentando a DGPC que chegou a enviar à Parvalorem uma proposta de interesse na aquisição da coleção Miró que lhe tinha sido remetida.

No texto, assinado pela então diretora-geral Isabel Cordeiro, a DGPC sublinha que apenas em janeiro teve conhecimento, através da imprensa, que a coleção seria objeto de expedição para Londres e, de imediato, contactou os representantes legais da Parvalorem, comunicando-lhes os prazos e procedimentos legais exigidos no quadro da Lei de Bases do Património Cultural para a exportação de bens culturais de território nacional.

Nesta altura, a DGPC pediu pareceres especializados - ao Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado e outro a um especialista externo - "sobre a relevância cultural da coleção e das possibilidades efetivas de salvaguarda e valorização da coleção em território nacional".

Estes pareceres, que concordaram quanto à "indiscutível relevância de que se reveste a coleção, da importância da sua proteção legal, designadamente através de classificação", foram depois enviados ao secretário de Estado da Cultura, a 15 de janeiro de 2014, segundo o documento.

Na informação enviada à Secretaria de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro diz que reafirmava a posição e propostas de ação da DGPC no sentido da não alienação da coleção de território nacional, assim como do caráter ilícito da expedição.

"Certamente em função das comunicações dirigidas pela DGPC à PMLJ [representantes legais da Parvaloren] e à Christie´s, (...) a Parvaloren S.A. e a Parups S.A. apresentaram entretanto os respetivos pedidos de expedição para Londres das obras que integram a coleção em apreço", refere o documento da DGPC enviado ao Parlamento.

Em resposta, a DGPC pediu à Parlavorem, a 17 de janeiro, confirmação da localização dos quadros, sublinhando que não tinha recebido "até ao momento" (final de janeiro) qualquer comunicação da Parvalorem e ou da Parups relativamente à localização das obras na altura do pedido para expedição.

Por tudo isto, a DGPC diz ter informado a Secretaria de Estado da Cultura que era seu entendimento que se estava perante uma expedição cujos procedimentos legais não tinham sido cumpridos, considerando ilícita a presença dos quadros em Londres.

Depois disto, o MP avançou segunda-feira com um pedido de decretamento provisório de uma providência cautelar para suspender a venda dos quadros em Londres, pedido esse que acabou rejeitado pelo tribunal administrativo de Lisboa. Já na terça-feira, o Ministério Público interpôs uma outra providência cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa com vista à suspensão das deliberações e atos referentes à alienação das obras de arte de Miró.

"Esta providência corre em paralelo com uma outra interposta na segunda-feira, no mesmo Tribunal, e que tem em vista a suspensão da venda do referido acervo de obras", acrescenta a PGR numa resposta enviada à agência Lusa.

Entretanto, a leiloeira Christie's decidiu cancelar terça-feira a venda dos 85 quadros de Joan Miró provenientes da coleção do ex-BPN, adiantando em comunicado que o cancelamento resulta "da disputa nos tribunais portugueses", na qual "não é parte interessada".

Ainda na terça-feira, o secretário de Estado da Cultura afirmou que a coleção Miró, proveniente dos ativos do antigo BPN, não era uma prioridade para o Governo e que sua transferência para a área da Cultura tinha custos para os portugueses.

SO // JPF

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.