PS considera "de bom senso" decisão da Christie's de cancelar leilão

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 fev (Lusa) - A deputada socialista Inês de Medeiros considerou hoje "natural e de bom senso" que a leiloeira Christie's tenha cancelado a venda dos 85 quadros de Joan Miró provenientes da coleção do antigo Banco Português de Negócios (ex-BPN).

Em declarações à agência Lusa, a deputada disse que, "se até agora a leiloeira estava segura quando ao facto de ser o próprio Estado português a vender", a situação mudou com a sentença do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, hoje anunciada.

O Tribunal rejeitou a providência cautelar apresentada pelo Ministério Público - na sequência de um pedido do PS - para suspender a venda das 85 obras de Joan Miró, sustentando que tinham sido compradas por empresas anónimas de capitais públicos e não pelo Estado.

Concluía, no entanto, pela ilegalidade de alguns procedimentos na saída das obras do país, o que gerou "incertezas jurídicas" à leiloeira.

"Nós temos a responsabilidade, perante os nossos compradores", de garantir "que a propriedade pode ser transferida sem problemas" de qualquer ordem, anunciou a Christie's, num comunicado, a poucas horas do início do leilão.

"Porque a decisão do tribunal põe em questão, nesta altura", a segurança dessa transferência, "a Christie's decidiu retirar as obras de leilão".

Na opinião de Inês de Medeiros, "é natural que esta leiloeiria de renome, que tem um prestígio e uma credibilidade e um prestígio a manter, veja com muita apreensão esta sentença do tribunal. Porque, em última análise, é a responsável pela venda".

"Achamos que é urgente apurar as responsabilidade neste caso", acrescentou, justificando a entrega de um requerimento, pelo Grupo Parlamentar do PS, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, para chamar ao parlamento o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e a Parvalorem, empresa responsável pela venda.

A Lusa aguarda comentários da Parvalorem, a empresa estatal constituída para a recuperação de créditos do antigo Banco Português de Negócios, após a sua nacionalização.

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou uma declaração à imprensa sobre esta questão, para esta tarde, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

AG (BM/MAG/DN) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.