Presidente do Eurogrupo abre a porta a nova ajuda à Grécia

Presidente do Eurogrupo abre a porta a nova ajuda à Grécia
| Mundo
Porto Canal

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, admitiu hoje a possibilidade de se conceder nova ajuda à Grécia, mas afastou outro perdão de dívida e sublinhou que o país deve cumprir os compromissos acordados.

"Um perdão não é uma boa ideia, mas podemos aliviar a dívida, por exemplo, com juros mais baixos ou alargando os prazos de vencimento sempre que a Grécia cumpra os seus compromissos", afirmou Dijsselbloem em declarações à televisão pública holandesa.

Dijsselbloem, que é também ministro das Finanças da Holanda, afirmou que as autoridades gregas têm que cumprir os compromissos que assumiram em troca de um segundo resgate financeiro.

A revista Der Spiegel afirmou recentemente que a Alemanha está a ponderar a hipótese de um terceiro pacote de ajuda à Grécia entre 10 mil e 20 mil milhões de euros sob condição de o Governo de Atenas dar passos mais decididos no caminho das reformas.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, estaria a estudar um novo pacote de ajuda que poderia ser apresentado antes das eleições para o Parlamento Europeu, a 25 de maio.

O Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional concederam um segundo empréstimo à Grécia na primavera de 2012, após um primeiro resgate em 2010.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.