Incêndios: Combate às chamas no concelho de Vinhais a evoluir "favoravelmente"

| País
Porto Canal com Lusa

Vinhais, Bragança, 10 ago (Lusa) - O combate ao incêndio que deflagrou às primeiras horas de quinta-feira em Agrochão, no concelho de Vinhais, distrito de Bragança, está a evoluir "favoravelmente", disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"O combate às chamas está a evoluir favoravelmente, e lavra numa zona de mato onde não há populações em perigo. Nas próximas horas pensamos dar o incêndio como dominado, apesar de mantermos o dispositivo no terreno" disse à Lusa o comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança (CODIS), Noel Afonso.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) o incêndio está ser combatido por 130 bombeiros, apoiados por 41 viaturas e duas máquinas de rasto.

"O incêndio tem uma frente ativa numa zona de mato de muito difícil acesso, pelo que o combate está ser feito de forma apeada e com o recurso a máquinas de rasto", frisa o CODIS.

No entanto, o posto de comando da ANPC foi deslocado para o concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros.

O incêndio deflagrou às primeiras horas da madrugada de quinta-feira, na freguesia de Agrochão, concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, e que, às 00:50, encontrava-se com uma frente ativa e a consumir uma área de mato.

FYP // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.