Incêndios: Dominado fogo em Vinhais, Bragança

| País
Porto Canal com Lusa

Vinhais, Bragança, 10 ago (Lusa) - O incêndio que deflagrou às 00:18 de quinta-feira em Agrochão, Vinhais, distrito de Bragança, foi "dominado pelas 02:00", disse à Lusa o comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança (CODIS).

"O incêndio está dominado, felizmente", e não há registo de danos em habitações ou de impacto junto da população, explicou à Lusa Noel Afonso, sublinhando que as chamas lavraram num terreno "ermo, isolado".

Na Madeira, quatro corporações de bombeiros tinham sido mobilizadas para o combate a um incêndio florestal que deflagrou na noite de quinta no sítio do Vale Paraíso, na freguesia da Camacha, concelho de Santa Cruz.

A última informação disponibilizada na página na internet do Serviço Regional de Proteção Civil daquele território indicava que estavam envolvidos nas operações de combate às chamas 18 operacionais dos bombeiros Municipais de Santa Cruz, de Machico, dos Voluntários Madeirenses e do Corpo de Sapadores do Funchal, apoiados por sete meios terrestres.

Em destaque na página da internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil permanece o incêndio em Monchique, distrito de Faro, que mobilizava às 03:20 perto de 1400 operacionais e 447 meios terrestres.

O incêndio rural deflagrou a 03 de agosto em Monchique, no distrito de Faro, e atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

No último balanço feito, pelas 20:00 de quinta-feira, a Proteção Civil considerou o fogo "globalmente estabilizado" e atualizou para 39 o número de feridos, um dos quais em estado grave (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram cerca de 27 mil hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Na terça-feira, ao quinto dia de incêndio, as operações passaram a ter coordenação nacional, na dependência direta do comandante nacional da Proteção Civil, depois de terem estado sob a gestão do comando distrital.

JMC // FST

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".