Deputados do PSD e CDS em minoria protestaram contra aprovação do referendo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 Jan (Lusa) - Cerca de uma dezena de deputados da maioria protestaram hoje contra a aprovação da resolução da JSD para referendar a coadoção e adoção por casais homossexuais, com Teresa Caeiro (CDS) a classificar a iniciativa como "lamentável".

A posição da vice-presidente da Assembleia da República Teresa Caeiro foi transmitida ao plenário já após o anúncio de que a resolução da JSD sobre o referendo tinha sido aprovada com os votos favoráveis do PSD, a abstenção do CDS, aos quais se juntaram os socialistas António Braga e João Portugal, e os votos contra da esmagadora maioria dos deputados da oposição.

Outro dado relevante foi a aparente ausência do plenário no momento da votação do projeto de resolução da JSD da vice-presidente da bancada do PSD Teresa Leal Coelho, que em maio passado tinha sido uma das dirigentes sociais-democratas que aprovaram na generalidade o projeto sobre coadoção da autoria dos deputados socialistas Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves.

No período destinado ao anúncio das declarações de voto, as críticas mais duras em relação à aprovação do referendo sobre coadoção e adoção por casais do mesmo sexo partiram de Teresa Caeiro.

"A minha intenção era votar contra esta iniciativa, mas houve outras orientações na bancada do CDS. Para que não haja quem considere deslealdade parlamentar, conformei o meu voto em relação a algo que não acredito e que considero uma iniciativa lamentável", disse, recebendo palmas de vários deputados das bancadas da oposição.

A deputada social-democrata Francisca Almeida aproveitou também para criticar a iniciativa de alguns deputados da sua bancada.

"Anuncio que apresentarei uma declaração de voto dando conta do grave precedente que constitui esta votação. A minha intenção era votar contra", declarou Francisca Almeida - posição também partilhada por Carina Oliveira e Ricardo Batista Leite.

A dirigente da bancada do PSD Mónica Ferro foi a primeira a anunciar uma declaração de voto coletiva de deputados sociais-democratas, que será subscrita Miguel Frasquilho, Cristóvão Norte, Paulo Cardoso, Ana Oliveira, Ângela Guerra, Sérgio Azevedo e Conceição Caldeira.

A título individual comunicaram declarações de voto o vice-presidente da bancada do PSD Luís Menezes e o ex-presidente da Assembleia da República Mota Amaral.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".