Mediadores internacionais para o Sudão do Sul reúnem-se com chefe dos rebeldes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Addis Abeba, 12 jan (Lusa) - Os mediadores norte-americanos e africanos no conflito do Sudão do Sul reuniram-se com o chefe dos rebeldes, Riek Machar, anuncia hoje um comunicado da rebelião.

"O enviado especial norte-americano para o Sudão e o Sudão do Sul, Donald Booth, acompanhado de mediadores regionais, deslocou-se a um local secreto no Sudão do Sul para se encontrar com Riek Machar" no sábado, pode ler-se no comunicado, assinado pelo antigo assessor de imprensa de Machar, Miyong G. Kuon.

Os negociadores, que se encontravam desde segunda-feira em Addis Abeba, tinham suspendido no sábado a sua reunião na capital da Etiópia, enquanto esperavam resposta das partes em conflito a um projeto de cessar-fogo imediato.

O conflito entre o exército do presidente Salva Kiir e os rebeldes do ex-primeiro-ministro Riek Machar começou a 15 de dezembro, tendo Kiir acusado o seu ex-vice Riek Machar de tentar fazer um golpe de Estado.

Machar acusou, por seu lado, Kiir de usar a acusação de golpe como uma desculpa para fazer um saneamento.

O principal obstáculo a uma trégua está relacionado com 11 elementos rebeldes capturados pelas forças armadas no início dos combates.

Machar quer que eles participem nas negociações, enquanto Salva Kiir quer julgá-los.

Cerca de 400.000 pessoas fugiram das suas casas devido ao conflito, que já fez "muito mais" de 1.000 mortos, segundo o último balanço da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os deslocados, 50.000 estão em países vizinhos.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.