Milhares de pessoas estão a abandonar uma cidade no Sudão do Sul - Nações Unidas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nações Unidas, 31 dez (Lusa) -- Milhares de pessoas estão a abandonar a cidade de Bor, no Sudão do Sul, temendo um ataque das forças rebeldes, segundo as Nações Unidas.

"Milhares de civis estão a dirigir-se para norte, na estrada para Juba", a capital, adiantou Martin Nesirky, um porta-voz da ONU, acrescentando que o número de pessoas instaladas no complexo das Nações Unidas em Bor, capital do estado de Jonglei, diminuiu de 17 mil, na semana passada, para oito mil, contabilizados nesta segunda-feira.

No total, ascendem a 75 mil as pessoas que já procuraram refúgio nas instalações da missão da ONU no Sudão do Sul, adiantou o presidente em exercício do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador francês Gérard Araud.

A cidade de Bor -- maioritariamente controlada pelo governo - tem estado no centro do sangrento conflito que opõe as forças do presidente Salva Kiir e os apoiantes do ex-vice-presidente Riek Machar, que já causou mais de mil mortos.

O porta-voz da ONU adiantou que aviões de reconhecimento da organização sinalizaram "grandes" grupos de jovens armados e militares que desertaram das fileiras leais a Kiir.

"Podemos assumir que a motivação principal [dos que estão a sair de Bor] é o receio de um ataque destes grupos", mencionou.

Os Médicos Sem Fronteiras confirmaram que milhares de pessoas vindas de Bor estão a chegar a Awerial, no estado vizinho de Lakes.

As Nações Unidas estão "extremamente preocupadas com os indícios crescentes de violações do direito internacional e dos direitos humanos" no Sudão do Sul.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, falou com o presidente Kiir na segunda-feira, apelando para que cumpra a promessa de libertar prisioneiros políticos.

Segundo um comunicado, ambos conversaram também sobre o reforço da missão de paz da ONU no Sudão do Sul, na sequência das objeções levantadas por Kiir à presença de tropas de alguns países.

SBR // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.