Menor agitação marítima em Ovar, União de Freguesias quer obras na costa

| País
Porto Canal / Agências

Ovar, 06 jan (Lusa) - As últimas 24 horas foram mais tranquilas na costa de Ovar, mas a União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira exige medidas urgentes para defesa de bens e pessoas da linha de costa.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar admite que na costa "está tudo calmo porque as últimas vagas não foram tão altas como as de sábado para domingo e as marés vivas também foram mais suaves, sem causarem prejuízo".

"Há previsões de que as ondas voltem a ser mais elevadas ao fim da tarde, mas continua a haver escoamento da água e, afinal, o mar chegar cá acima é 'fruta da época'", afirma Carlos Borges.

Já o Executivo da União de Freguesias com sede em Ovar realça, em comunicado, que vem acompanhando "com muita apreensão o avanço do mar registado nos últimos dias na praia do Furadouro" e questiona as razões para "a ausência de medidas de protecção da costa ovarense".

O presidente da Junta, Bruno Oliveira, garante que os estragos na via pública resultam da "falta de intervenção e da ausência de obras de defesa" e assinala que "as principais vítimas são as pessoas que ali moram, a braços com avultados prejuízos".

O autarca promete, por isso, "diligenciar com carácter de urgência junto das entidades que tutelam o Ambiente", procurando assim debelar "o grave problema que se vive nas praias do concelho de Ovar".

Nos últimos dias, a União das Freguesias de Ovar, Arada, S. João e S. Vicente têm colaborado com as corporações locais de bombeiros e com os serviços da Proteção Civil na limpeza das artérias mais afetadas pelo mau tempo na Praia do Furadouro.

Essas operações têm consistido sobretudo na remoção de pedras e areias que, entrando nos coletores, podem obstruir as condutas de drenagem de águas pluviais.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.