Catalunha: Cidadãos à frente, independentistas com maioria, quando estão contados metade dos votos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, Espanha, 21 dez (Lusa) -- O partido constitucionalista Cidadãos vai à frente com 25,29 % e 35 deputados, mas o bloco independentistas tem a maioria dos lugares no parlamento num momento em que estão escrutinados 52,30% dos votos das eleições da Catalunha.

A seguir aos Cidadãos está o independentista "Juntos pela Catalunha" de Carles Puigdemont com 22,19% e 34 lugares.

A autoridade regional responsável pelas eleições revela que a seguir estão os separatistas da Esquerda Unida (ERC) com 21,48% e 32 deputados, e o Partido Socialista catalão com 13,83% e 18, respetivamente.

Mais atrás está a coligação de extrema-esquerda não independentista "Catalunya en Comú-Podem" (que inclui o Podemos) com 7,11% e 8 deputados, os separatistas da Candidatura de Esquerda Popular (CUP, anti-sistema) com 4,35 e quatro deputados e o constitucionalista Partido Popular (direita) com 4,17 % e quatro deputados.

A taxa de participação deverá alcançar um nível historicamente alto de mais de 80% uma subida de mais de cinco pontos percentuais em relação às eleições anteriores de 2015.

A soma das listas independentistas têm neste momento uma maioria de mais de 68 lugares num total de 135 existentes no parlamento regional.

FPB // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.