Catalunha: Apoiantes de Puigdemont dizem que "urnas decapitaram o PP"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, Espanha, 21 dez (Lusa) - A formação política Junts per Catalunya sustentou hoje que o artigo 155 foi hoje "morto e enterrado" pelas eleições regionais catalãs de hoje e que "as urnas decapitaram o PP".

Após o resultado de hoje, em que o bloco independentista obteve uma maioria parlamentar apesar de o partido mais votado ser o Cidadãos (constitucionalista e direita liberal), vários dirigentes do Junts per Catalunya consideraram que é tempo que o governo espanhol dar de novo o poder regional a Carles Puigdemont, o seu líder que está em Bruxelas em fuga às autoridades espanholas que o acusam de sedição, rebelião e peculato.

O governo de Madrid ativou o artigo 155 da constituição que permite ao poder central suspender a autonomia regional, depois de o governo catalão ter feito uma declaração unilateral de independência.

Os candidatos da formação têm demonstrado a sua euforia entre abraços e gritos de "liberdade" e "presidente Puigdemont", depois de terminar em segundo lugar com 34 deputados, abaixo do Cidadãos (37) e acima da Esquerda Republicana Catalã (32).

Na rede de mensagens Twitter, o antigo conselheiro da Generalitat Jordi Turull enviou uma mensagem à vice-presidente do governo de Madrid, Soraya Sáenz de Santamaría: "Olá Soraya, o governo de Puigdemont ganhou e as urnas decapitaram o Partido Popular".

O diretor da campanha, Elsa Artadi, sublinhou que a "vitória da independência é a de todos" os partidos independentistas, estendendo os cumprimentos à ERC e à Candidatura de Unidade Popular (CUP, extrema-esquerda).

Por seu turno, o porta-voz da candidatura, Eduard Pujol, sublinhou que "o 155 está morto e enterrado".

O chefe do governo espanhol, Mariano "Rajoy, perdeu, é hora de eles tomar nota, é hora de retificação, reparação e restituição", disse Pujol, salientando que "o Governo legítimo deve ser restaurado".

Também o empresário e ativista independentista Josep Rull, que esteve detido pelas autoridades espanholas, disse que é "impossível aprisionar a vontade de um povo".

PJA // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.