Catalunha: Manuel Valls considera que independentismo está ferido de morte

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 22 dez (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, de origem catalã, considerou que se vive uma "espécie de impasse" na Catalunha, após os resultados eleitorais, e apelou ao "diálogo" e ao abandono da agenda independentista que está "ferida de morte".

"Não há verdadeiramente uma solução. Há um impasse", disse Valls à France Info, entrevistado sobre as eleições regionais da Catalunha realizadas na quinta-feira.

"É preciso sair deste impasse (...) através do diálogo e do respeito. Através do abandono da agenda independentista e do diálogo entre Barcelona e Madrid", disse Manuel Valls, atualmente deputado do LREM.

"Os independentistas perderam lugares e perderam voz e dependem de quatro deputados do partido de extrema esquerda, antissistema, anti-mercado, anti-Estado e anti-Europa. Por isso, não vai ser fácil governar", acrescentou.

"Além do mais, a agenda independentista está ferida de morte: as empresas (três mil) abandonaram a região. A União Europeia disse claramente que não pode existir uma via independentista na Catalunha. Do lado do Estado espanhol verificou-se a aplicação de uma forma muito rigorosa o Estado de Direito", disse Manuel Valls.

"Há um impasse preocupante. É preciso algum tempo para sarar as feridas (...) Não há outra saída a não ser o diálogo. Mas, face à realidade, o projeto independentista -- e esta é a minha profunda convicção -- está morto", concluiu.

Ao conquistar 37 lugares no parlamento catalão, o partido Cidadãos tornou-se o primeiro partido constitucionalista (contra a independência) a vencer eleições autonómicas na Catalunha.

Mesmo assim, os partidos independentistas conseguiram renovar a maioria absoluta no parlamento, com a formação encabeçada pelo ex-presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, a ficar em segundo lugar (34 lugares).

PSP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.