Passagem de tornado em Paredes deixou rasto de destruição e 50 residentes desalojados

Passagem de tornado em Paredes deixou rasto de destruição e 50 residentes desalojados
| Norte
Porto Canal

Cerca de 50 residentes de quatro freguesias de Paredes ficaram desalojados, durante a noite, em consequência de um tornado que danificou dezenas de habitações, disse à Lusa fonte autárquica.

Segundo a vereadora Hermínia Moreira, da edilidade de Paredes, o tornado foi sentido cerca de 3:00 sobretudo nas freguesias de Lordelo, Vilela, Sobrosa e Duas Igrejas.

"Viveram-se momentos assustadores durante a noite", comentou.

Na maioria dos desalojados, já está assegurado alojamento, com o apoio das respetivas famílias, havendo apenas a situação de cinco pessoas que a câmara está a acompanhar para se encontrar uma solução.

Além dos estragos em dezenas de habitações, cujos telhados e janelas foram destruídos, a maioria em Duas Igrejas, registam-se ainda prejuízos no pavilhão desportivo da Escola Secundária de Vilela e na igreja e cemitério de Duas igrejas.

As coberturas do pavilhão foram arrancadas pelo vento e levadas dezenas de metros. No cemitério, várias sepulturas foram danificadas e a igreja próxima também viu danificada a cobertura.

Na zona de Vilela há registo também de 30 árvores destruídas e prejuízos em instalações de fábricas.

Segundo a página da ANPC, estão nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo 29 operacionais, entre os quais 19 bombeiros, acompanhados por nove veículos.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.