Noite sem percalços em Espinho e Esmoriz, mas barreiras de contenção estão a ser reconstruídas

| Norte
Porto Canal / Agências

Espinho, 04 jan (Lusa) - Os bombeiros de Esmoriz e Espinho não registaram desde sexta-feira estragos significativos devido ao mau tempo, que teve como principal efeito a queda de iluminações natalícias na zona, mas as barreiras de contenção do mar estão a ser reconstruídas.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho admite que o trabalho de prevenção e proteção realizado durante a madrugada e a manhã de hoje foi "mais tranquilo do que se estava à espera", mas garante que a corporação se manterá alerta.

"Houve um agravamento das condições a partir das três e meia da manhã, mas a nossa ação consistiu sobretudo em retirar água com motobombas", explica António Proença. "Mesmo hoje, o único estrago digno de nota foi a queda de algumas iluminações natalícias devido ao vento forte", acrescenta.

Com a ajuda do Regimento de Engenharia de Espinho e os técnicos da autarquia afetos ao serviço de Proteção Civil, estão, ainda assim, a ser reconstruídas as barreiras de contenção do avanço do mar erguidas nos últimos dias para prevenir os riscos associados a uma ondulação que continua a prever-se de oito metros de altura.

"As barreiras funcionaram bem e estamos a reconstrui-las, para continuarmos a contar com essa proteção", afirma António Proença.

Em Esmoriz, no concelho de Ovar, os trabalhos noturnos e desta manhã também correram melhor do que o que se antevia sexta-feira.

"O avanço do mar foi controlado, não houve nada de maior a registar e, mesmo com um pico, às cinco da manhã, correu tudo de forma pacífica", revela Sandro Amaral, do comando da corporação da cidade em que as inundações em casas do bairro piscatório costumavam ser frequentes.

"Vamos manter-nos em alerta", anuncia o bombeiro, "mas o mau tempo amainou e contamos que as coisas se mantenham normais".

AYC // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.