Dezenas de guardas prisionais protestam junto ao Estabelecimento Prisional de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 out (Lusa) -- Várias dezenas de guardas prisionais concentraram-se hoje diante do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) pedindo a demissão do diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata.

Em causa, segundo os manifestantes, que se reuniram numa vigília à porta do EPL, está a forma como a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais pretende regulamentar o estatuto profissional.

Os manifestantes que aderiram a esta ação convocada pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional contestam ainda aquilo que consideram ser "a atitude autoritária, intimidatória e violadora da privacidade que o diretor-geral das prisões usa contra os profissionais do corpo da guarda prisional".

"Demissão, demissão, demissão" foram as palavras mais ouvidas nesta manifestação, em que os guardas prisionais empunharam também bandeiras e cartazes de protesto contra a política seguida pela Direção-Geral dos Serviços Prisionais.

"Procura-se pessoa competente para cargo importante" e "Dignificação da carreira do corpo da guarda prisional/melhores condições de trabalho e segurança" eram frases que podiam ler-se em alguns cartazes.

O protesto levou ao corte de uma das faixas de rodagem na rua Marquês de Fronteira, tendo a PSP colocado barreiras metálicas e montado um forte aparato policial.

FC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.