Inspector de finanças, deputado e diplomata são os novos secretários de Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 dez (Lusa) - O atual inspetor-geral de Finanças, um deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do CDS-PP e o diplomata e chefe de gabinete da Ministra da Justiça são os novos elementos do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

José Maria Teixeira Leite Martins, que será o novo secretário de Estado da Administração Pública, tem 57 anos e ocupa desde 2004 o cargo de inspetor-geral da Finanças.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, com um mestrado em Ciências Juridico-Comunitárias, foi chefe de gabinete e assessor jurídico do XV Governo Constitucional liderado por Durão Barroso.

Foi diretor do departamento jurídico do Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 1994-2000 e adjunto jurídico do ministro dos Negócios Estrangeiros no XII Governo Constitucional, liderado por Cavaco Silva.

Jurista, 37 anos, João Almeida, indigitado como novo secretário de Estado da Administração Interna, é deputado eleito pelo CDS-PP desde 2002.

Licenciado em Direito, frequenta um mestrado em Economia e Políticas Públicas e é atualmente vice-presidente do grupo parlamentar do CDS-PP e porta-voz do partido.

Antes da sua eleição como deputado foi adjunto da então vereadora Maria José Nogueira Pinto na Câmara Municipal de Lisboa, presidente do Conselho da Administração do clube de futebol "Os Belenenses" e secretário-geral do CDS-PP.

António Manuel Costa Moura, indigitado como novo secretário de Estado da Justiça, é diplomata de carreira e exerce desde fevereiro de 2013 funções como chefe de gabinete da atual ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz.

Natural do Porto, 50 anos, António Costa Moura é diplomata de carreira desde 2002, tendo no currículo missões em vários postos no estrangeiro (Paris, Luanda, Bruxelas, São Francisco).

Antes de ser nomeado chefe de gabinete de Paula Teixeira da Cruz foi diretor da Direção-Geral da Política de Justiça.

Exerceu ainda funções na Direção-Geral de Política Externa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2004-2005).

Os três secretários de Estado indigitados vão substituir os exonerados secretários de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, da Administração Interna, Filipe Lobo d' Ávila, e da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Fernando Santo.

A tomada de posse dos novos secretários de Estado decorrerá às 15:00 de hoje, no Palácio de Belém.

CFF (VAM) // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.