Aviso vermelho em Lisboa e Leiria por previsões de ondas de 7,5 metros

Aviso vermelho em Lisboa e Leiria por previsões de ondas de 7,5 metros
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje a linha costeira dos distritos de Lisboa e de Leiria sob aviso vermelho devido a previsões de ondas que podem atingir os 7,5 metros.

De acordo com as informações disponíveis na página na Internet do IPMA, entre as 10:00 e as 14:00 de hoje as ondas na costa destes dois distritos podem atingir os 7,5 metros de altura, o que levou a acionar o aviso mais grave, previsto para situações meteorológicas de risco extremo, sendo aconselhável seguir as orientações da Proteção Civil.

Outros 15 distritos, sobretudo no norte e centro de Portugal continental, estão sob aviso laranja devido a previsões de vento, chuva, queda de neve e agitação marítima forte.

Os distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o menos grave da escala, por previsões de chuva e vento com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora.

Nas regiões autónomas, apenas o arquipélago da Madeira tem avisos amarelos ativos, até às 08:00 de dia 26 de dezembro, para a Costa Norte da Madeira e para a ilha de Porto Santo, por previsões de agitação marítima e de ondas que podem atingir os cinco metros de altura.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu o alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.

"Face à presente previsão, a ANPC eleva o Estado de Alerta Especial, no nível amarelo, do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro para todos os distritos entre as 08:00 de 24 de dezembro e as 20:00 de 25 de dezembro", lê-se num aviso à população.

A elevação do estado de alerta para o nível amarelo "pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções".

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura, sobretudo do mínima, e céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes e de granizo, a partir do final da tarde nas

regiões norte e centro.

Prevê-se ainda queda de neve, a partir do final da tarde, acima dos 1.500 metros, e acima dos mil metros ao final do dia.

O IPMA refere ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada, e ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora a norte do Cabo Espichel.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.