Protecção Civil contabiliza 2399 ocorrências durante o dia 24

Protecção Civil contabiliza 2399 ocorrências durante o dia 24
| País
Porto Canal

Registaram-se no período de entre 08:00 e as 23:59 de terça-feira, em Portugal Continental, 2399 ocorrências relacionadas com o mau tempo, revela a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Oito distritos do norte e centro permaneciam esta noite sob aviso laranja devido a previsões de chuva, vento e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Numa previsão atualizada na página do IPMA na Internet às 00:21, mantém-se o aviso laranja nos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os outros distritos do continente estão sob aviso amarelo, o menos grave na escala de avisos do IPMA, devido sobretudo à chuva e, nos distritos com linha costeira, ao vento e ao estado do mar. Só o distrito de santarém passou para aviso verde, o menos grave.

O IPMA colocou a linha costeira sob aviso laranja devido a previsões de ondas que podem atingir os sete metros, até quinta-feira.

Em comunicado, a Marinha alertou a comunidade marítima, "em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar".

De acordo com informação da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e de São Martinho do Porto, encontrando-se condicionadas as de Leixões e de Lisboa.

Para o dia de Natal, o IPMA prevê para o Continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser fortes nas regiões Norte e Centro, com granizo e acompanhados de trovoada, queda de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro, vento fraco a moderado, soprando forte (35 a 55 km/h) com rajadas até 85 km/h nas terras altas e descida de temperatura.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos a partir da tarde, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas a partir da tarde.

Nos Açores, as previsões para o dia de Natal apontam para, em todos os grupos, céu geralmente muito nublado, aguaceiros em geral fracos, vento muito fresco com rajadas até 65 km/h, tornando-se fresco.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados