Proteção Civil contabiliza 600 ocorrências com quedas de árvores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 dez (Lusa) - A Autoridade Nacional de Proteção Civil contabilizou hoje cerca de 600 ocorrências devido ao vento forte, a maioria relacionadas com a queda de árvores, concentradas sobretudo nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu.

As 600 ocorrências registaram-se entre as 08:00 de hoje e cerca das 13:00, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na esmagadora maioria dos casos trata-se de quedas de árvores, embora também existam casos de queda de estruturas, como placards publicitários.

A Proteção Civil registou também "inundações urbanas relacionadas com lençóis de água, que se resolve normalmente com o desentupimento de sarjetas", acrescentou a mesma fonte.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para todos os distritos do continente entre as 08:00 de hoje e as 20:00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo.

A queda de árvores sobre habitações devido ao forte vento desalojou nove pessoas no distrito do Porto sem qualquer registo de feridos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Na rua da Estrada Velha, na união de freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a queda de um eucalipto provocou estragos em duas habitações térreas, desalojando cinco pessoas.

O incidente ocorreu cerca das 07:40 e acorreram ao local os Bombeiros de São Mamede e o Serviço de Proteção Civil de Matosinhos, que vai tentar alojar três habitantes de uma das habitações, enquanto os outros dois moradores vão ficar alojados com familiares.

Cerca das 07:20, na união de freguesia de Foz do Sousa e Covelo, em Gondomar, uma outra habitação foi atingida também por um eucalipto.

Na moradia habitava uma família de quatro pessoas, que recebeu o apoio da GNR, Bombeiros Voluntários de Valbom e Serviço de Proteção Civil de Gondomar.

Em nenhum destes dois casos se registaram danos pessoais.

ACL (DP) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados