OE2018: Governo espera poupanças de 287 milhões com revisão da despesa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) - O Governo espera poupanças de 287 milhões de euros no próximo ano com a revisão da despesa pública, mais de metade no setor da Saúde, segundo o relatório que acompanha o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) entregue sexta-feira no Parlamento.

Na Saúde são esperadas poupanças de 166 milhões de euros no próximo ano com a revisão dos preços e comparticipações, o reforço da monitorização orçamental e pagamentos de dívidas, combate à fraude e medidas transversais na área do medicamento, entre outras medidas.

O executivo estima ainda uma poupança de 50 milhões com medidas para "contrariar os números do absentismo na Administração Pública". Nesse âmbito, prevê-se a criação de mecanismos de incentivos às boas práticas na gestão de pessoas, programas de saúde ocupacional, e o reforço dos processos de auditoria e fiscalização.

"Estas medidas contribuirão para melhorar a performance dos trabalhadores e diminuir o elevado impacto humano e orçamental associado ao quadro atual do absentismo na administração Pública", lê-se no documento.

Para a Educação estão previstas poupanças de 49,5 milhões de euros, dos quais 10 milhões serão conseguidos igualmente com a "redução do absentismo", 30 milhões com o "efeito demográfico" e 6,4 milhões com a revisão dos contratos de associação.

Já com as Compras Públicas o Governo prevê poupar 12,5 milhões de euros em 2018 e na administração interna estimam-se ganhos de 9,5 milhões com a modernização de frotas de veículos, entre outras medidas.

DF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.