OE2018: Mário Centeno diz que alterações terão de seguir princípios de rigor orçamental

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 out (Lusa) -- O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje que medidas como o aumento da derrama estadual para grandes empresas e o fim do corte no subsídio de desemprego terão de seguir os princípios de rigor orçamental.

Em conferência de imprensa para apresentar a proposta de Orçamento de Estado para 2018 (OE2018), Mário Centeno foi questionado sobre duas medidas que foram exigidas pelos parceiros sociais: o aumento para 7% da derrama estadual sobre as grandes empresas (com volumes de negócio superiores a 35 milhões de euros) e o fim do corte de 10% no subsídio de desemprego após os seis meses de apoio.

Estas duas medidas não constam da proposta de lei entregue hoje à Assembleia da República, apesar de o primeiro-ministro, António Costa, ter admitido no parlamento o fim do corte de 10% no próximo ano.

Aos jornalistas, Mário Centeno não se comprometeu com a introdução destas medidas durante a discussão orçamental na especialidade, afirmando apenas que "todas as propostas que serão apresentadas durante o processo de especialidade terão a maior atenção".

"O equilíbrio que espero que no final da discussão na especialidade deste documento tenha tem de respeitar esta enorme vontade de todos os portugueses. Todas as alterações que forem feitas têm de respeitar estes princípios", afirmou o ministro.

Para o governante, os portugueses não querem arriscar falar de orçamentos retificativos, nem de derrapagens orçamentais, nem de sanções, nem de procedimento por défices excessivos e, por isso, defendeu, é necessário manter o rigor.

SP/IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.