Saldo da Segurança Social deverá cair 564,4 milhões de euros no próximo ano

Saldo da Segurança Social deverá cair 564,4 milhões de euros no próximo ano
| Política
Porto Canal com Lusa

O excedente da Segurança Social deverá cair 564,4 milhões de euros em 2018, para 973,6 milhões, prevendo-se os primeiros saldos negativos do sistema a partir de meados da década de 2020.

Segundo o relatório que acompanha o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), o saldo da Segurança Social deverá manter-se positivo no próximo ano, mas com uma redução de 37% face ao previsto para o corrente ano, em que é esperado um excedente de 1,5 milhões de euros.

O relatório sobre a sustentabilidade financeira da Segurança Social que acompanha todos os anos o OE2018, continua a prever que os primeiros saldos negativos do sistema previdencial ocorram "a partir de meados da década de 2020".

Entre finais da década de 2030 e inícios da década de 2050, o défice da Segurança Social poderá superar 1% do Produto Interno Bruto (PIB), "para estabilizar em cerca de 0,5% do PIB em 2060", lê-se no relatório.

De acordo com o documento, o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social será utilizado a partir de meados da década de 2020, "projetando-se para a segunda metade da década de 2040 o seu esgotamento".

A redução do saldo da Segurança Social ficará a dever-se em grande medida à despesa com pensões que deverá crescer de 6,8% do PIB em 2018 para valores máximos de 8,4% em 2040, diminuindo depois até 7,8% em 2060.

"A totalidade de despesas com pensões representará entre cerca de 80% e 85% das despesas correntes, excluindo transferências do FSE [Fundo Social Europeu] e Contrapartida Pública Nacional", lê-se no documento.

Na proposta de OE2018 entregue na sexta-feira à noite pelo Governo no parlamento, o executivo prevê um défice orçamental de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e um crescimento económico de 2,2% no próximo ano.

O Governo melhorou também as estimativas para este ano, prevendo um crescimento económico de 2,6% e um défice orçamental de 1,4%. Quanto à taxa de desemprego, deve descer de 9,2% este ano para 8,6% no próximo.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.