Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

FC Porto em basquetebol perde em casa por 76-80 frente ao Illiabum

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto entrou com a mão esquerda na edição 2017/18 da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao perder com Illiabum por 76-80, no jogo disputado este sábado no Dragão Caixa. A equipa orientada por Moncho López esteve em vantagem no marcador durante quase todo o encontro, mas perdeu-a nos cinco minutos finais à custa de um último período em que esteve longe de mostrar o seu real valor.

O portista Sasa Brovnjak foi o MVP da partida: 22 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Moralizados pela vitória histórica em Israel sobre o Bnei Herzliya (68-65) na passada quarta-feira, os azuis e brancos entraram determinados a dar-lhe sequência na estreia no campeonato perante os seus adeptos. Apoiados numa defesa agressiva que começou por dificultar e muito a tarefa do adversário para lançar ao cesto, assumiram desde cedo a liderança do marcador, que chegou a ser ameaçada à custa de um início de segundo de período periclitante. Foi a melhor fase na primeira parte da equipa de Ílhavo que, com um parcial de 6-0, chegou a reduzir para dois pontos a diferença no resultado, não tendo sido depois capaz de travar a reação do FC Porto, que deixou as equipas separadas por 16 pontos quando chegou o intervalo.

O segundo tempo teve duas partes claramente distintas. No primeiro quarto, o FC Porto tentou encetar uma nova fuga no marcador de forma a poder gerir a partida com maior tranquilidade, mas o Illiabum nunca o permitiu, apesar de ter chegado a ver, a certa altura, os Dragões a 19 pontos de distância. No segundo, os ilhavenses entraram definitivamente na discussão do resultado, aproveitando um conjunto de erros individuais e coletivos dos azuis e brancos para passar para a frente pela primeira vez no jogo. Estávamos a pouco mais de quatro minutos do fim e o vencedor que parecia anunciado tornou-se uma incógnita e só foi conhecido nos derradeiros segundos.

No fim, ao microfone do Porto Canal, Moncho López admitiu que a equipa cometeu “vários erros, mais visíveis no na parte final”, que o adversário “soube aproveitar da melhor forma” e que acabaram por ditar a derrota dos azuis e brancos. “O Illiabum ganhou 20 ressaltos, o que mostra que estava decidida a lutar com todas as forças pela vitória. Durante algum tempo,não interpretámos bem a saída de pressão, houve outros em que conseguimos, mas depois falhámos alguns lances livres e cometemos erros nos lançamentos que nos podem ter custado a vitória”, explicou o técnico do FC Porto, que agora vai preparar a receção aos israelitas, a contar segunda mão da segunda ronda qualificação para a Taça da Europa da FIBA (pode encontrar aqui mais informações sobre os bilhetes para o jogo).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ILLIABUM, 76-80
Liga Portuguesa de Basquetebol, 1.ª fase, 1.ª jornada
7 de outubro de 2017
Dragão Caixa

Árbitros: Fernando Rocha, Paulo Marques e Hugo Silva

FC Porto: Miguel Queiroz (4), Marcus Gilbert (15), Pedro Pinto (4), Will Hanley (18) e Sasa Borovnjak (22)
Jogaram ainda: André Bessa (2), António Monteiro (8), Miguel Miranda, Ferrán Ventura (3), Pedro Bastos e Will Sheehey
Treinador: Moncho López

Illiabum: Mike Williams (19), Marko Lonkovic (11), Ronald Boggs (4), Jeffrey Hearly (4) e Aleksander Danilovic (9)
Jogaram ainda: Augusto Sobrinho (13), Carlos Cardoso (7), Nuno Sá (8) e Diogo Araújo (5)
Treinador: Pedro Nuno

Ao intervalo:43-27
Parciais:21-13, 22-14, 20-25, 13-28

+ notícias: FC Porto

Sérgio Conceição afirma que o FC Porto quer dar uma resposta forte já frente ao Paços de Ferreira

Sérgio Conceição, treinador do Futebol Clube do Porto, afirmou na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Paços de Ferreira, no estádio do Dragão, que os azuis em brancos têm "a responsabilidade" de representar o FC Porto e que quer "fortemente dar uma resposta positiva no campeonato nacional".

FC Porto goleia Paços de Ferreira e reforça liderança da I Liga de futebol

O FC Porto reforçou hoje a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Paços de Ferreira por 6-1, em encontro da nona jornada.

Raúl Alarcón premiado com Dragão de Ouro de Atleta do Ano

O ciclista Raúl Alarcón, vencedor da edição de 2017 da Volta a Portugal, é o galardoado com o Dragão de Ouro de Atleta do Ano referente à temporada desportiva de 2016/17. A lista dos prémios anualmente atribuídos pelo FC Porto àqueles que mais se destacaram em cada época já é conhecida e inclui também os futebolistas Brahimi, Diogo Dalot e Galeno.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Consultório

Como prevenir a gripe - medicamentos e...

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"