Comissão Política do PS na 5. ª feira antes da votação final da reforma do IRC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 dez (Lusa) - O secretário-geral do PS convocou para quinta-feira uma reunião da Comissão Política, que ocorrerá na véspera da votação final da reforma do IRC no parlamento e em cima da decisão do Tribunal Constitucional sobre convergência de pensões.

Numa nota à comunicação social, o PS refere apenas que a reunião da Comissão Política Nacional convocada por António José Seguro terá um tema único: Análise da situação política.

Na sexta-feira, ao final da manhã, na Assembleia da República, será feita a votação final da reforma do IRC, matéria que está a ser negociada entre os partidos do Governo, PSD e CDS, e a bancada socialista.

Na terça-feira à noite, durante o jantar de Natal do Grupo Parlamentar do PS, o líder socialista defendeu que o seu partido tem assumido uma "visão realista" e construtiva em relação às principais questões do país, tendo na ocasião admitido apoiar uma reforma do IRC que estimule a criação de emprego e beneficie as pequenas e médias empresas".

A reforma do IRC esteve em vias de ser votada na semana passada num momento em que subsistia desacordo entre o PS e a maioria PSD/CDS, mas um telefonema de António José Seguro para o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em pleno plenário da Assembleia da República, permitiu prolongar as negociações por mais uma semana.

A reunião da Comissão Política do PS também deverá ocorrer já depois de conhecida a decisão do Tribunal Constitucional sobre a medida do Governo que corta em dez por cento as pensões da Caixa Geral de Aposentações, pretendendo-se por essa via uma convergência com as pensões do sistema da Segurança Social.

Desde o primeiro momento que o PS se opôs a esta medida do Governo, classificando-a como claramente inconstitucional.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.