Jerónimo teme "abstenção futebolística", mas confia na participação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 set (Lusa) - O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU) reconheceu hoje preocupação com os jogos de futebol da I Liga, nomeadamente o clássico Sporting-FC Porto, no dia das eleições autárquicas, mas disse manter confiança na participação e resultado positivo.

"Seria desejável que não houvesse essa sobreposição, esses jogos, num dia tão importante em que são as eleições para as autarquias. De qualquer forma, é preciso confiar nos portugueses, nos eleitores. Estamos convictos que, independentemente do futebol, sua importância e atração, no dia 01 de outubro os portugueses vão mesmo votar", disse Jerónimo de Sousa, numa "mini-arruada", na Parede, Cascais.

No mesmo domingo das eleições autárquicas (01 de outubro) disputam-se os encontros da oitava jornada do principal campeonato luso: Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00), Sporting-FC Porto (18:00), Marítimo-Benfica (20:15) e Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

"Para além desse jogo [clássico entre "leões" e "dragões"], há o Marítimo-Benfica e outros, o que acabará por fragilizar a possibilidade de participação de alguns portugueses, mas não façamos disto um caso. Apelemos às pessoas que, mantendo o seu gosto pelo futebol, não se esqueçam do gosto pela democracia", insistiu o secretário-geral do PCP.

Sobre uma possível "goleada" de alguma força política ou do fenómeno da abstenção, Jerónimo de Sousa mostrou confiança na coligação que junta comunistas, "Os Verdes", Associação Intervenção Democrática e cidadãos independentes.

"Goleada não digo, mas estamos convictos de que podemos crescer e avançar, com um bom resultado eleitoral", assegurou.

HPG // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".