Figueiró dos Vinhos faz inventário de casas afetadas pelo fogo até dia 30

| País
Porto Canal com Lusa

Figueiró dos Vinhos, Leiria, 23 jun (Lusa) - A Câmara de Figueiró dos Vinhos está a realizar, até ao dia 30, um inventário das habitações afetadas pelo incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, que alastrou por outros concelhos e que foi considerado dominado na quarta-feira.

Em edital divulgado hoje, a autarquia de Figueiró dos Vinhos, presidida por Jorge Abreu, informa que a autarquia vai, com equipas no terreno, "proceder à inventariação de habitações permanentes/habitadas afetadas pelos incêndios".

Será ainda realizado o inventário de habitações não ocupadas e de anexos/armazéns agrícolas e florestais, bem como equipamentos, maquinarias e outros bens.

"Para a inventariação das habitações permanentes deverão os proprietários identificar o artigo matricial urbano ou registo de conservatória, documentos de identificação dos proprietários e seguro da casa, caso exista", adianta a autarquia em edital.

A Câmara sugere que, em caso de dúvidas, os munícipes contactem a vereadora Marta Brás através do telefone 914144152.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.