Turismo do Centro lança campanha para atrair mais turistas para a região

| País
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 23 jun (Lusa) - A Turismo do Centro anunciou hoje que vai lançar uma "campanha de comunicação e promoção" destinada a atrair turistas nacionais e estrangeiros para a região, fortemente afetada pelos incêndios que lavraram esta semana em nove concelhos.

Visitar o Centro do país "é uma boa maneira de expressar solidariedade com as populações afetadas pelos incêndios", disse à agência Lusa o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, adiantando que as chamas pouparam a grande maioria das infraestruturas turísticas situadas nas áreas ardidas.

"Este é o tempo para nenhum português deixar de visitar o Centro de Portugal", referiu Pedro Machado, acrescentando que uma boa maneira de expressar solidariedade com as populações afetadas pelos incêndios é "ajudar a manter em funcionamento os empreendimentos hoteleiros e de restauração" situados na região.

Pedro Machado expressou solidariedade com as vítimas dos incêndios, garantiu que a Entidade Regional que dirige tem acompanhado de perto a situação e avançou que, "felizmente", não existem grandes prejuízos materiais nas empresas do setor.

A Turismo do Centro tem trabalhado de perto com a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (que gere a rede das 27 Aldeias do Xisto distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal), com a Turismo de Portugal e com a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

"Fizemos um levantamento detalhado da situação, empreendimento a empreendimento, e podemos garantir que está tudo a funcionar em segurança. Não há razão para cancelar reservas, antes pelo contrário", garantiu Pedro Machado.

Para além da campanha de promoção da região, a Turismo do Centro vai também reforçar a colaboração com a APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo) no sentido de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.

Fruto desta colaboração, a Turismo do Centro assegurou para 2017 o estatuto de "Destino Preferido" da Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, entidade que representa mais de 80 mil agências de viagens e operadores turísticos.

Com uma área que engloba cem municípios, o que a torna a maior e mais diversificada área turística nacional, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 "um projeto sólido e ambicioso" através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento "Centro de Portugal".

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

   O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

   As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

   O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.