Castanheira de Pera alertou "entidades competentes" para limpeza de bermas da EN 236-1

| País
Porto Canal com Lusa

Castanheira de Pera, Leiria, 23 jun (Lusa) - A Câmara de Castanheira de Pera disse hoje ter alertado "as entidades competentes" para se proceder à limpeza das bermas da Estrada Nacional (EN) 236-1, onde morreram a maioria das vítimas do incêndio que começou em Pedrógão Grande.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Fernando Lopes, explicou que a EN 236-1 é uma via que não pertence às competências do município.

"É bom que fique claro que nós não temos competências para exercer qualquer atividade ou fazer o que quer que seja em território que não está sob a nossa jurisdição. Naturalmente, não se fez nada, além de alertarmos as entidades competentes, neste caso a Infraestruturas de Portugal, para proceder a uma limpeza das bermas, não só por uma questão estética, mas por uma questão preventiva", apontou.

O fogo que deflagrou no sábado em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos, a maioria em alguns metros da EN 236-1, entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

De acordo com o autarca de Castanheira de Pera, o seu concelho, tal como os concelhos vizinhos que foram atingidos pelas chamas, têm "uma debilidade financeira bastante grande", daí que só gastem dinheiro em ações de prevenção naquele que é o seu território.

"Abrimos estradões e quero lembrar que, no ano passado, tive durante mais de um ano inteiro a engenharia militar a fazer melhorias nas vias florestais municipais e a abrir outras vias florestais. Independentemente disso, ainda completámos a ação com o melhoramento de outras vias florestais por nossa conta e risco", descreveu.

Fernando Lopes disse ainda que o seu município preparou-se para os incêndios "colocando operacionais alguns pontos de água na floresta".

Para além destes tanques de água na floresta, o município de Castanheira de Pera procedeu ainda a outras medidas de prevenção, como é o caso das faixas de contenção.

"Fazemos alguns cortes na vegetação florestal, o que de alguma forma ajuda a travar em caso de incêndio. Temos também os vigias fixos e móveis, durante a época mais crítica, independentemente de procedermos a algumas queimadas de arbustos, essencialmente vegetação", acrescentou.

Segundo o autarca, também o Estado procede a algumas limpezas nas suas áreas de intervenção, evidenciando que a prevenção florestal deve ser uma tarefa de todos, inclusive do próprio produtor florestal.

"Se calhar, nunca fazemos aquilo que é o ideal, o ideal é sempre fazer mais qualquer coisa. Também temos de ter consciência que a floresta de hoje é completamente diferente da que tínhamos no passado", referiu.

No seu entender, a floresta de hoje só é produtiva e rentável se for bem explorada e tiver dimensão, pois "se for um cantinho o proprietário não retira rendimento suficiente para andar constantemente a limpar".

"Os produtores mais pequenos não limpam e isso é que é o grande problema. Quando falamos de floresta, tem de haver conjugação de vontades", admitiu.

A Lusa contactou a Infraestruturas de Portugal, que informou que a EN 236-1 "está sob a jurisdição da Ascendi".

Já a Ascendi explicou que a Ascendi Pinhal Interior tem sob sua responsabilidade a subconcessão que integra a EN 236-1, tendo a seu cargo as respetivas atividades de manutenção, conforme estipulado no contrato de subconcessão.

"No caso da EN 236-1, foi efetuada, entre 05 e 07 de junho passado, uma operação de limpeza da respetiva faixa de combustível", concluiu.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.