Trabalhadores dos ENVC apelam à intervenção do primeiro-ministro e do Presidente da República

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 dez (Lusa) - O presidente da comissão de trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo apelou hoje à intervenção do primeiro-ministro e ao Presidente da República para que ponham "a empresa a trabalhar", afirmando que não querem indemnizações, mas trabalho.

"Fazemos um apelo ao senhor primeiro-ministro e ao senhor Presidente da República. Os trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo não querem indemnizações, nem querem dinheiro, querem trabalho", afirmou o presidente da comissão de trabalhadores, António Costa.

António Costa falava aos jornalistas no parlamento, à saída de uma audição do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, na comissão parlamentar de Defesa, a que os representantes dos trabalhadores assistiram.

"Ponham aquela empresa a trabalhar, que é essa a obra do Governo de Portugal. Lutem pelos estaleiros como está a lutar a Espanha, a França e a Holanda, como estão a lutar todos os países que têm construção naval", apelou.

"Já que querem um país inovador e estratégico, apostem nos estaleiros navais de Viana do Castelo, com uma administração competente que vá para lá arranjar contratos de navios, seja através da diplomacia económica, seja através de uma direção comercial atrativa e que seja proativa em arranjar novos contratos", prosseguiu.

António Costa acusou o ministro da Defesa de estar preocupado em "fazer renascer um grupo económico que está quase na falência", numa referência à Martifer, e de ter optado pela via da subconcessão "por capricho" e por "não ouvir ninguém", e de ter recusado os convites da comissão de trabalhadores para visitar os estaleiros.

"Diz que não vai a Viana do Castelo fazer populismo, então, vai a Viana do Castelo fazer um despedimento coletivo?", questionou.

António Costa diz que os trabalhadores vão lutar "até à exaustão", defendendo que se a concessão prosseguir "daqui a três anos não há estaleiros".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).