Líder do Eixo Atlântico corrobora declarações sobre investimento na Linha do Minho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 04 dez (Lusa) - O líder do Eixo Atlântico corroborou hoje as declarações do presidente da CCDRN, que afirmou que os 35 milhões de euros já aprovados para a modernização da Linha do Minho são para obras ainda a realizar até 2016.

"Sim, confirmo que isso corresponde à verdade. Reafirmo a posição do senhor presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte [CCDRN], porque estive presente nas reuniões realizadas na semana passada [27 de novembro] com as administrações da REFER e da CP", disse à Lusa o presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa.

Essas reuniões, acrescentou o também autarca de Viana do Castelo (PS), "confirmaram" o quadro de investimentos a realizar, futuramente, na modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença.

"Tivemos a informação não só da viva voz do presidente da REFER, como inclusivamente tivemos acesso ao documento das candidaturas ao POVT que o confirmam. Essas reuniões realizaram-se precisamente para preparar o encontro com o Governo Regional da Galiza", explicou ainda José Maria Costa.

O presidente da CCDRN, Emídio Gomes, garantiu na terça-feira, à Lusa, ter recebido do secretário de Estado dos Transportes a confirmação de que as suas declarações, no dia anterior, em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha), sobre os 35 milhões de euros (ME) para investimento até 2016 na modernização daquela linha foram "absolutamente rigorosas".

Naquele encontro, Emídio Gomes revelou que o Programa Operacional de Valorização Territorial (POVT) havia aprovado o montante de 35ME de investimento na linha, a realizar até 2016.

Horas mais tarde, a REFER quis esclarecer que "estes 35 milhões reportam ao atual Quadro Comunitário de Apoio e, na sua maioria, são para financiar obras já concretizadas".

Já na terça-feira, a REFER admitiria, em declarações à Lusa, ter havido um erro num email enviado ao presidente da CCDRN que terá originado as primeiras declarações de Emídio Gomes sobre um investimento futuro de 35ME.

Os serviços de comunicação da REFER, confrontados com o email, distribuído por Emídio Gomes aos jornalistas, afirmaram ter constatado que ele continha um erro num quadro onde, como valor, só deveriam apresentar 65ME divididos por duas fases e onde não deveriam constar os 35ME.

Em comunicado enviado horas depois daquelas declarações, a REFER vem porém dizer que "havia submetido a aprovação, no atual quadro comunitário (2007-2013), o montante de 35 milhões de euros relativos a investimento em obra a concretizar até 2016 na Linha do Minho".

"Neste mesmo contexto foi disponibilizada informação de detalhe ao Presidente da CCDRN, relativa aos projetos da Linha do Minho, sujeitos a candidatura do POVT, detalhando o faseamento, o montante, os principiais trabalhos e calendarização estimada para o projeto de modernização da Linha do Minho", refere o documento.

Acrescenta que "a concretização da obra está prevista em duas fases, a primeira das quais com a eletrificação até Viana, à qual se seguirá a modernização do troço Viana - Valença, a concluir em 2017".

PYJ (LIL/MSP/DP/JAP) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.