Paragem em Nine da linha Porto/Vigo depende de "decisão política" - Câmara de Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 03 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Braga considerou hoje que a paragem em Nine da linha Porto-Vigo "depende apenas de uma decisão política" e que a modernização da Linha do Minho "criará competitividade" na euroregião norte de Portugal/Galiza.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa pela autarquia bracarense, Ricardo Rio aponta que a modernização anunciada na Linha do Minho "beneficiará milhões de passageiros anualmente", tal como o autarca de Vila Nova de Famalicão, também por comunicado enviado à Lusa, aponta o início daquela obra como "uma grande notícia" para a região Norte do país.

Na segunda-feira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) revelou que o Programa Operacional de Valorização Territorial (POVT) aprovou o montante de 35 milhões de euros de investimento na linha a realizar até 2016, informação entretanto contrariada pela REFER, mas que o responsável assegura ter garantias do Governo português de tratar-se de uma informação "absolutamente rigorosa".

Para o presidente bracarense, a "viabilização de uma paragem estratégica" do comboio, que ligará o Porto a Vigo em Nine, "está agora apenas pendente de uma decisão política dos governos dos dois países".

Ricardo Rio lembra ainda que esta "tão importante intervenção beneficiará milhões de passageiros anualmente e criará ainda mais competitividade nesta euro-região que é o Norte de Portugal e a Galiza".

No mesmo sentido, o autarca de Famalicão, Paulo Cunha, aponta acreditar que "execução desta obra é um forte contributo para a afirmação desta euro-região como uma das mais fortes da Europa".

Por isso, refere Paulo Cunha, a referida empreitada é "uma grande notícia para Vila Nova de Famalicão e para a região Norte do país".

A intervenção na Linha do Minho terá um custo total de 100 milhões de euros e será dividida em duas fases, uma primeira no valor de 35 milhões de euros, que deverá avançar no primeiro semestre de 2014, e a segunda, indexada ao próximo quadro comunitário de apoio no valor de 65 milhões de euros.

JYCR(LIL/DP/MSP) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.