Dominado fogo no parque Peneda Gerês

Dominado fogo no parque Peneda Gerês
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio que reacendeu cerca das 06:52 no concelho de Ponte da Barca, em zona do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) foi dominado às 11:27, após a intervenção de um meio aéreo, disse à Lusa fonte da proteção civil.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo permanecem no terreno 39 operacionais apoiados por 13 viaturas.

Aquele incêndio entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20:49 e reacendeu cerca das 06:52 de hoje.

Na altura, contactado pela agência Lusa, o adjunto do comando dos bombeiros voluntários de Ponte da Barca, Jorge Gonçalves, que é responsável pelas operações no terreno, referiu que "uma frente ativa, na freguesia de Ermida".

"As chamas lavram numa zona de escarpa, não acessível ao combate terrestre. Só os meios aéreos é que podem operar naquela zona", frisou aquele responsável.

O incêndio deflagrou no lugar de Lourido, freguesia de Entre Ambos-os-Rios, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo.

Na quinta-feira, as chamas chegaram a ter três frentes ativas "viradas às povoações de Ermida, Germil e Sobredo", todas na área do PNPG.

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.