Presidente da França convoca reunião de emergência depois de tiroteio em Paris

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 20 abr (Lusa) - O Presidente da França, François Hollande, anunciou hoje a convocação de uma reunião de emergência no seguimento do ataque a dois polícias que patrulhavam a zona próxima da estação de metro Franklin Roosevelt.

O anúncio da reunião surge depois de a polícia ter anunciado que foi abatido a tiro o atacante que matou um agente policial e causou ferimentos graves a outro, num tiroteio ao início da noite de hoje nos Campos Elísios, em Paris.

A porta-voz da polícia da capital francesa, Johanna Primevert, afirmou à agência Associated Press que o atacante se dirigiu aos agentes que guardavam a área próxima da estação de metro Franklin Roosevelt, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no centro da avenida parisiense.

As autoridades apelaram à população para que evite a zona dos Campos Elísios, no centro da capital francesa, onde a circulação foi cortada pelas forças de segurança.

De acordo com a polícia, o agente ferido está em estado grave.

A estação televisiva francesa BFM-TV noticiou que o presumível agressor foi abatido ou neutralizado.

Uma testemunha ouvida por este canal televisivo relatou ter ouvido tiros, viu um homem no chão e a área foi rapidamente evacuada pela polícia.

A polícia apenas informou que há uma "intervenção em curso" no local, cheia de comércio e restaurantes, e pediu aos cidadãos para que "evitem a zona". Ao início da noite, havia muitos carros da polícia na avenida.

O ataque ocorre a três dias da primeira volta das tensas eleições presidenciais em França, em que a segurança é um dos temas em destaque, após vários ataques terroristas no país nos últimos anos.

MBA (JH) // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.