PS acusa Governo de delapidar interesse nacional nos Estaleiros de Viana do Castelo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) - O PS acusou hoje o Governo de delapidar o interesse nacional com a desativação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), considerando que o ministro da Defesa traiu a região e é 'persona non grata'.

Estas críticas ao executivo PSD/CDS foram feitas pelo deputado socialista Jorge Fão, a meio da reunião da bancada socialista na Assembleia da República, em reação ao despedimento coletivo de cerca de seis centenas de trabalhadores e ao fecho destes estaleiros navais.

"O PS entende que o Governo - essencialmente centrado nos ministros da Defesa (José Pedro Aguiar-Branco), das Finanças (Maria Luís Albuquerque), da Economia (Pires de Lima) e no primeiro-ministro (Pedro Passos Coelho) - tem em relação aos Estaleiros de Viana do Castelo um péssimo trabalho para apresentar, que é o fim desta unidade produtiva. Quero dizer que não esqueceremos nem perdoaremos mais ao PSD e ao CDS o resultado que apresenta para os ENVC", declarou Jorge Fão, eleito pelo círculo de Viana do Castelo.

Segundo o deputado e dirigente socialista, neste processo, "o ministro Aguiar-Branco traiu os estaleiros e traiu a região".

"Estou convencido que a construção naval nacional o considera 'persona non grata', porque aniquila e desativa o único estaleiro naval existente em Portugal. Este Governo portou-se como o pior dos patrões: Despede os trabalhadores, não acautela a continuidade da empresa e delapida o interesse nacional", acusou.

Nas declarações que fez aos jornalistas, Jorge Fão insurgiu-se com a forma "inaceitável" como foram tratados os trabalhadores.

"Todo este processo foi desenvolvido, sobretudo a parte final referente à subconcessão, com uma total falta de transparência, sem articulação com os atores políticos locais (a Câmara Municipal e interesses empresariais), causando uma catástrofe para a economia da região do país. O PS considera desastroso o final do processo para os ENVC. A gestão deste dossiê foi danosa ao longo dos últimos dois anos e meio e este final é catastrófico para a economia nacional, sobretudo da região", insistiu o deputado socialista.

De acordo com o deputado do PS, desde 2011, "o que este Governo fez foi dispensar e deitar para o lixo um plano de reestruturação de revitalização da empresa".

"Parou completamente a atividade, desmantelou um trabalho de luta para se conseguir novas encomendas, mantendo a empresa em atividade, e delapidou a imagem dos estaleiros para ao fim de dois anos e meio se anunciar o despedimento coletivo de todos os trabalhadores e a entrega (através de subconcessão) dos terrenos e dos equipamentos por uma mísera quantia de 40 mil euros por mês", apontou Jorge Fão.

O deputado do PS considerou ainda que o encerramento dos estaleiros está em contradição com os objetivos do Estado Português desenvolver a estratégia do mar.

"Se tanto falamos da necessidade de uma aposta para o mar, digo que a construção naval foi aqui muito mal tratada. O único estaleiro naval que em Portugal faz construção naval é pura e simplesmente encerrado, o conhecimento e a experiência dos trabalhadores são dispensados em nome de uma solução de futuro incerto", advogou o dirigente socialista.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.