Câmara de Lamego aprova voto de pesar na sequência das explosões em pirotecnia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lamego, Viseu, 10 abr (Lusa) - A Câmara de Lamego aprovou hoje "um sentido voto de pesar" às famílias enlutadas pela tragédia ocorrida na terça-feira numa fábrica de pirotecnia situada na freguesia da Penajóia, da qual terão resultado oito mortos.

No seguimento das visitas feitas e do acompanhamento pessoal já prestado, o executivo reitera "a disponibilização de todos os serviços e meios ao seu alcance para ajudar a mitigar os efeitos devastadores que estas perdas tiveram".

Na reunião de hoje de manhã foi também aprovado um voto de louvor e reconhecimento pela "prontidão, disponibilidade, profissionalismo e competência com que todas as entidades envolvidas reagiram a esta trágica ocorrência".

O executivo considera que estas entidades compareceram "com toda a urgência e com todas as valências adequadas à situação, ali permanecendo o tempo necessário para a localização e resgate das vítimas".

No documento, é demonstrada "especial gratidão" ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se deslocou ao local e, "com a sua presença, no exercício de uma magistratura de proximidade e afetos, levou às famílias um elevado gesto de solidariedade e carinho".

Também o facto de o primeiro-ministro, António Costa, ter manifestado "de imediato a sua solidariedade pessoal e o incondicional apoio do governo, através da presença do secretário de Estado da Administração Interna e das mensagens e disponibilidade manifestadas pelo ministro da Defesa e outros membros do governo" é destacado.

O executivo camarário cumpriu ainda um minuto de silêncio em memória das vítimas.

As buscas pelos restos mortais das vítimas das explosões ocorridas na terça-feira à tarde, numa fábrica de pirotecnia em Avões, foram encerradas na quinta-feira à noite, após terem sido encontrados mais vestígios biológicos que podem apontar para a confirmação de oito mortos.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.