Medicina Legal começou perícias aos corpos de seis vítimas de Lamego

Medicina Legal começou perícias aos corpos de seis vítimas de Lamego
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Instituto de Medicina Legal do Porto deu hoje de manhã início às perícias legais aos corpos de seis vítimas da explosão ocorrida na terça-feira em Avões, Lamego, informou o comandante distrital de operações de socorro de Viseu.

No ponto de situação feito às 11:00, Miguel David disse aos jornalistas que as equipas que se encontram no terreno vão continuar "a efetuar a inativação, de forma controlada, de material pirotécnico", o que permitirá ter uma "área de segurança" para a sua evolução.

"Com a criação desta área de segurança e da possibilidade de podermos progredir no terreno, está previsto que possamos iniciar e dar continuidade ao processo de recolha de vestígios biológicos" das restantes duas vítimas da explosão, acrescentou.

Seis pessoas morreram e duas estão ainda desaparecidas na sequência de explosões ocorridas na terça-feira à tarde numa fábrica de pirotecnia em Avões, no concelho de Lamego.

Miguel David explicou que, com o objetivo de as encontrar, "estão a ser desenvolvidos trabalhos no terreno pelas equipas da Polícia Judiciária e do Instituto de Medicina Legal".

"São trabalhos minuciosos e que levam o seu tempo, havendo a componente de segurança que é necessário assegurar", frisou.

Às 11:00, estavam no terreno cinquenta operacionais e 18 veículos, de sete entidades.

"É o número adequado à situação, porque temos de progredir de forma lenta. A preocupação é a segurança dos operacionais e o tipo de trabalho que está a ser desenvolvido no terreno neste momento é um trabalho minucioso, no âmbito da ciência forense", referiu.

Questionado sobre o facto de as explosões sentidas hoje de manhã serem mais fortes do que as de quarta-feira, o responsável disse que "são questões muito técnicas, avaliadas por estas equipas, que face à situação do que vão encontrando adequam a técnica a aplicar".

O perímetro em que as equipas se encontram a trabalhar mantém-se nos 800 metros.

O próximo ponto de situação está marcado para as 15:30.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.