Corpos de seis vítimas da explosão de Lamego levados hoje para a Medicina Legal

Corpos de seis vítimas da explosão de Lamego levados hoje para a Medicina Legal
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os corpos de seis vítimas da explosão ocorrida na terça-feira em Avões, no concelho de Lamego, vão ser levados ainda hoje para o Instituto de Medicina Legal do Porto, disse o comandante distrital de operações de socorro de Viseu.

Segundo Miguel Ângelo David, ao final do dia o ponto de situação confirma seis vítimas mortais e dois desaparecidos.

As buscas para encontrar os dois desaparecidos foram suspensas às 20:00 de hoje, devido à falta de luminosidade, e serão retomadas às 07:30 de quinta-feira, "com todos os agentes que estão envolvidos nesta operação", referiu.

Ainda durante o dia de hoje, "os restos mortais irão ser removidos e transportados para o Instituto de Medicina Legal no Porto".

Questionado sobre a identificação das vítimas, Miguel David disse aos jornalistas não poder dar "esse detalhe, uma vez que é ciência forense e isso compete ao Instituto de Medicina Legal".

O responsável considerou prematuro fazer uma previsão de quando acabarão as operações, referindo que têm estado a ser feitas "deflagrações controladas" de explosivos para garantir as condições de segurança.

"São operações minuciosas e para as quais temos de ter absoluto controlo sobre elas. A segurança dos operacionais primeiro", frisou.

Segundo Miguel David, "há engenhos que vão sendo detetados e sinalizados" e, apesar de ser "uma corrida contra o tempo" para encontrar os dois desaparecidos, há que privilegiar "os aspetos da segurança de todos os operacionais que estão envolvidos".

As operações retomam na quinta-feira com 60 efetivos de equipas do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e do Porto, da Polícia Judiciária, bombeiros, INEM, GNR (com várias valências), Autoridade Nacional de Proteção Civil e serviços municipais de proteção civil.

O próximo ponto de situação será feito aos jornalistas às 11:00 de quinta-feira.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.