Governo já cumpriu redução de funcionários públicos mas continua a cortar

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia diz que o Governo reduziu até junho de 2013 em 6% o número de funcionários das administrações públicas, uma meta que tinha mais ano e meio para cumprir, mas o corte de 2% ao ano irá manter-se.

O Governo estava obrigado a reduzir em 2% o número de funcionários públicos por cada ano, entre 2012 e 2014, para um total de 6%.

Segundo a avaliação de Bruxelas à oitava a nona avaliações do programa de ajustamento, esta meta foi cumprida logo em junho de 2013.

Apesar da meta ter sido cumprida e não surgir nova redução quantificada da mesma forma no memorando de entendimento, o Governo continua a impor esta regra nas administrações públicas e tem tentado, entre outros, criar um sistema que permita a rescisão com trabalhadores da Função Pública, um deles bloqueado pelo Tribunal Constitucional.

NM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.